Tuesday, October 12, 2010

Exemplos de animais híbridos: a mula, o homem...?!

 De acordo com Michael Ruse (autor de The Evolution-Creation Struggle): "De todos os cientistas no mundo de hoje, não há ninguém com quem Charles Darwin gostaria de passar um fim de tarde junto mais do que Sean Carroll".

Não tive uma tarde com ele, mas senti-me extremamente honrado com os poucos minutos que tive para contá-lo sobre a pesquisa que tenho feito, durante sua visita ao nosso laboratório. Na foto acima sou eu, muito bem acompanhado de Neil Shubin (esquerda) e Sean Carroll (direita).

E por ocasiao de sua visita, aqui segue o link para a matéria que Dr Carroll escreveu recentemente no jornal New York Times. Vale muito a pena conferir! A matéria também encontra-se disponível em versão traduzida para português.

Nesta, Dr. Carroll discute o papel de híbridos no reino animal. Alguns exemplos incluem filhotes híbridos de golfinho e baleia, de diferentes espécies de ursos, de zebra e cavalo, de bisão e boi, etc. Estes híbridos atraem a curiosidade daqueles que os veem em zológicos ou em parques, mas muitos (inclusive biólogos) interpretam estes eventos de hibridização como meras aberrações ou acidentes no processo evolutivo.

Entretanto, Dr. Carroll discute dois experimentos envolvendo espécies de girassóis e abelhas que indicam que eventos de hibridização podem levar a especiação, particularmente quando híbridos são capazes de ocupar nichos que as espécies parentais não são.

Dr. Carroll sugere que a hibridização pode ocorrer na natureza em frequência maior do que se imagina e chama atenção para estudos recentes que suportam uma hipótese mais provocativa: nossa espécie seria resultado de um evento de hibridização!

As primeiras análises de curtas sequências de DNA Neandertal não indicavam que qualquer hibridização com humanos modernos tivesse ocorrido. Entretanto, em maio deste ano o grupo liderado pelo Dr. Svante Paabo analisou mais de 60% do genoma Neanderthal e demonstrou que algo entre 1 a 4% do genoma de europeus e asiáticos, mas não de africanos, foi contribuição direta da mistura de Neandertais e Homo sapiens!

Nas palavras do Dr. Carroll: "as barreiras entre espécies não são necessariamente abismos vastos e intransponíveis; as vezes podem ser transpostos, obtendo resultados maravilhosos".

7 comments:

  1. Bah, muitíssimo bem acompanhado de fato! que inveja hahaha
    Belo texto! A hibridização, junto com a evo-devo fará parte de uma nova síntese evolutiva, é que muitos dize, e é o que parece. Pois eventos cruciais ocorrem através desse fenomenos, durante a evolução! quem viver verá.

    Abraços

    ReplyDelete
  2. Tenho que dizer que ver essa tua foto me matou de inveja, poxa vida!! hehehe
    Não adianta, Evo-Devo me fascina demais, e eu acredito que um dia ainda vou ter oportunidade de colocar minhas mãos na massa nesse mundo fascinante.
    Excelente post, Igor, parabéns.
    Certamente vou ler a matéria do Carroll com o mesmo entusiasmo que li Infinitas Formas de Grande Beleza e os lindos artigos que nosso querido Dr. Carroll vem publicando.

    Um abraço!

    ReplyDelete
  3. Pois é, muito boa a matéria no NYT. Nesta semana vem outro pesquisador aqui no lab, Dr. Abzhanov. Vai dar palestra aqui no dpto. Escrevi sobre o trabalho dele no blog (BMP4 etentilhões de Galápagos). Acho que a próxima postagem vai ser sobre o trabalho dele, coisa mais recente. Vamos ver.
    Abs

    ReplyDelete
  4. Ah teorias que dizem que os seres humanos atuais, são resultado de hibridização entre os homo-sapiens saídos da África e seus primos Neandertais Europeus. Isso explicaria a nossa enorme diversidade fenotípica.

    Alguém sabe de pesquisas nessa área?


    Tenho um blog de divulgação Científica e de Análise do Comportamento dêem uma passada lá!

    http://funcionalanalise.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. Olá Marcos,
    coloquei um link no penúltimo parágrafo para o paper do grupo do Dr. Paabo, que trata da hibridização de sapiens e neandertais. Se não conseguir baixar eu mando o pdf.
    Vou visitar seu bog!
    Abraços
    Igor

    ReplyDelete
  6. Desculpem, mas eu quero exemplos de animais hibridos, não um texto cansativo e chato, é tão grande que nem tive vontade de ler... Exemplos:
    cavalo+burro=mula...
    Assim, animais que cruzam de generos iguais mas esécies diferentes ;)

    ReplyDelete
  7. How to play the popular Betway online - Worrione
    One of the best ways to make a big difference is by betting on the online bookie. The best 바카라 안전 사이트 way to make a big difference is by

    ReplyDelete