Friday, November 20, 2009

IV SIBD – Simpósio Internacional de Biologia do Desenvolvimento

Durante os dias 16-18 de Novembro foi realizado o IV Simpósio de Biologia do Desenvolvimento no Hotel Mazzaropi, Taubaté, Brasil. Um clima agradável, informal e uma grande oportunidade de se discutir estudos de alta qualidade em Biologia do Desenvolvimento. Minha sensação hoje ao voltar do Simpósio é de total satisfação, várias interações estabelecidas, e principalmente novas conceitos adquiridos.

Provavelmente eu não fui o único a adorar o Simpósio. Acho que os estudantes foram o ponto alto do Simpósio com o seu EABD (Encontro dos Alunos de Biologia do Desenvolvimento) que provavelmente será realizado aqui em Macaé em 2010. Além disso, os Workshops em Genômica (Siobhan Brady) e Estratégias e Financiamentos para Pesquisa e Ensino em Biologia do Desenvolvimento (Ida Chow) foram muito bem organizados, segundo alguns participantes que eu tive contato.

Pensei em discutir brevemente as palestras de cada um dos conferencistas ao pensar neste post, mas acho que eu não seria justo com todos, eu acabaria dando mais enfoque a determinadas palestras que outras pela minha formação, então eu prefiro apenas dizer que todas as palestras apresentadas por pesquisadores nacionais e internacionais foram de alta qualidade e as sessões de perguntas demonstraram um engajamento de pesquisadores de diversas áreas para compreenderem e ajudarem os colegas.

Gostaria de terminar dando parabéns a essa fantástica comissão organizadora (Irene Yan, Cláudio Roberto Simon, Helena Araújo, Ida Chow e Nadia Monesi) que realizou um trabalho, em minha opinião, perfeito e a todos os alunos que os ajudaram a realizar tal árdua tarefa de organização. Com certeza este simpósio deve ter estimulado ainda mais os estudantes e pesquisadores da área a lutarem pelo estabelecimento deste novo campo da biologia no nosso país e outros virão! Ribeirão Preto 2011, lá vamos nós!

1 comment:

  1. Olá Rodrigo Fonseca,
    como brasileira e aprendiz de cientista em Portugal, fiquei muito interessada em ir ao Simpósio, entretanto surgiram alguns pormenores que acabarm por ser decisivos á não ida ... enfim, fico feliz de saber que a biologia do desenvolvimento vêm a crescer no Brasil. Fico, portanto á espera da programação p/ este ano, e assim quem sabe, eu possa comparecer e levar meu trabalho ;).
    PS: já que decidistes não comentar de nenhuma palestra de todo, se puderes me informar a respeito da DB em ratinhos no BR, eu agradeceria.
    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Aráujo
    (acarolindadoce@hotmail.com)

    ReplyDelete