Tuesday, October 6, 2009

Resenha: Ecological Developmental Biology – Scott Gilbert & David Epel


Estamos começando uma nova seção no blog, uma apresentação de livros interessantes publicados na área de Biologia do Desenvolvimento/Evo-Devo. Temos atualmente uma grande carência de livros de Evo-Devo e Biologia do Desenvolvimento em português. Na verdade eu não conheço nenhum livro-texto de biologia do desenvolvimento traduzido para o português. Aqui não considero livros de Embriologia Humanos utilizados para cursos de graduação da área básica de saúde, que se encontram todos traduzidos. No momento, enquanto essas traduções não acontecem, ou não fazemos nada nesse sentido, faremos comentários de livros publicados em inglês e eu começo pelo livro na área de Eco-Evo-Devo (ou Eco-Devo) publicado este ano e de autoria de Gilbert & Engel.

Li o livro e devo dizer que foi uma experiência bastante prazerosa. Esta obra tem tudo para se transformar em um clássico dessa nova subárea da Evo-Devo, a Eco-Devo que basicamente dá enfoque em como mudanças do meio ambiente (epigênéticas) podem afetar e modificar o desenvolvimento (embriologia) dos diferentes grupos de organismos. Tudo isso buscando entender ao nível molecular e celular estas mudanças. Acho que o enfoque desse livro em epigênese é muito importante, principalmente na biologia atual, em que em vários artigos e livros-texto a contribuição do meio ambiente é reduzida ao mínimo! Nem tudo que acontece durante o seu desenvolvimento está no genoma, sendo esta a principal mensagem do livro.

Modificações da expressão gênica através de metilação de DNA ao longo do desenvolvimento levando a mudanças morfológicas, efeitos de teratógenos durante o desenvolvimento humano e efeitos hormonais responsáveis pelo crescimento de chifres em apenas alguns besouros de uma população, são alguns dos inúmeros exemplos de mudanças que não se encontram previamente no genoma do zigoto, mas ocorrem a partir da interação do organismo com o meio exterior.

Os capítulos finais do livro talvez sejam a melhor parte dele onde a história e os fundamentos filosóficos da biologia do desenvolvimento e da recente Eco-Devo são discutidas. Estes capítulos finais podem ser considerados como um guia de estudos para pessoas interessadas no assunto, uma vez que os tópicos são tratados com bastante profundidade pelos autores que nos anos recentes têm publicado importantes estudos nesta área.

Gostaria de terminar dizendo que não estou fazendo propaganda do livro, só estou dizendo que fiquei positivamente impressionado com ele, acho que é um bom guia para pessoas interessadas no tema, mas acho que para você formar sua própria opinião, discutir, discordar ou concordar seria legal ler o livro e de preferência deixar um comentário no blog!

Grande abraço a todos!

1 comment:

  1. Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem: “Brasil: o “País do Momento", e do outro lado…” Estamos realizando, também, enquetes e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
    Sua visita será um grande prazer para nós.
    Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Sebastião Santos.

    ReplyDelete