Monday, May 17, 2010

Remarkable Creatures, Sean Carroll: Um livro sobre momentos épicos no estudo da evolução




O livro “Remakable Creatures: Epic Adventures in the search for the origins of species” (Sean Carroll) é sem dúvida nenhuma uma obra-prima para a divulgação da história dos estudos da evolução. Que Sean Carroll é um excelente escritor e cientista não há dúvida, visto o grande número de posts de artigos dele neste blog e do livro Infinitas formas de grande beleza já publicados.

Mas acho que este livro supera os anteriores que li de Carroll principalmente pelo fato dele realmente conseguir atingir o grande público numa das características que normalmente não estão presentes nos cientistas, a emoção. Carroll narra durante todo o livro as aventuras de grandes cientistas pelas mais inóspitas regiões do mundo buscando responder como a vida surgiu e como ela evoluiu. Sem entrar em detalhes, este é o típico livro para você dar ao seu filho quando ele está na adolescência buscando saber qual profissão seguir (particularmente se você gostaria que ele se engajasse na ciência). Também é um bom livro para quando um cientista está desanimado e se perguntando por que é importante fazer ciência, em particular, por que é importante se estudar evolução. Este ainda não é o meu caso.....

Começando por Alexander von Humbolt, passando por Charles Darwin, dando uma atribuição clara ao papel de Alfred Wallace e Henry Bates a primeira parte do livro, “The Making of a Theory” (Fazendo a teoria) é, na minha opinião, uma das melhores partes do livro, pois embora estes tópicos sobre a teoria da evolução tenham sido escritos e reescritos, Carroll consegue dar uma personalidade nova a estes tópicos ao enfatizar a perseverança e as características de cada cientista envolvido com essas descobertas.

O livro segue, recomendo a compra não vou ficar contando todas as estórias, só gostaria de ressaltar uma das últimas passagens, a da descoberta do Homem de Neandertal e dos estudos moleculares sobre separação de nossa linhagem e dos Neandertais, muito bem escrita e muito atual, uma vez que o genoma do Neandertal acaba de ser publicado na Science pelo grupo de Svante Pääbo.

É isso, recomendo a leitura tanto para especialistas quanto para pessoas apenas com interesse geral em evolução. Afinal de contas, quem não gosta de um livro que conta estórias? O interessante é ler estórias reais que mudaram o conceito da humanidade sobre a questão da evolução das espécies....

No comments:

Post a Comment