Tuesday, May 5, 2009

Caros amigos, mais um blog! Mas este é diferente...

Este ano comemoram-se os 200 anos desde o nascimento de Charles Darwin (12/02/1809) e 150 anos desde a publicação de A Origem das Espécies. Inspirado por esta célebre ocasião, resolvi tocar adiante um projeto que havia engavetado a algum tempo: inserir na já inchada blogsfera mais um blog! Eis então o “Evolução e Desenvolvimento", ou EvoDevoBR!

Ao longo das três ultimas décadas, uma pequena revolução vem ocorrendo nas ciências biológicas. Com os avanços na genética, biologia molecular e biologia do desenvolvimento, tornou-se evidente que boa parte das inovações na anatomia animal deriva de modificações na regulação dos genes que controlam o desenvolvimento embrionário. É nesta interface entre a embriologia e a biologia evolucionária que reside a biologia da evolução e do desenvolvimento, informalmente conhecida como Evo Devo.

Com este blog, pretendo divulgar e discutir os recentes avanços em Evo Devo, que ilustrem a contribuição desta área de pesquisa para o entendimento do processo evolucionário. Por fim, gostaria também de transformar este blog num fórum para troca de idéias e interação entre pesquisadores, pos-docs, estudantes de pós- ou de graduação, ou simplesmente pessoas interessadas em evolução.

No comments:

Post a Comment